54 horas – tempo disponibilizado para os participantes do II Startup Weekend criarem idéias empreendedoras! Entre os dias 24 e 26 de novembro, foi realizada a 2ª edição do Startup Weekend, em Feira de Santana. Esse ano, o evento recebeu 70 pessoas de diversas profissões e idades. O objetivo foi desenvolver uma idéia que resultasse na criação imediata de uma empresa.
Ao longo dos três dias no fim de semana, os participantes selecionaram ideias, formaram equipes, criaram e validaram seu negócio, desenvolveram um protótipo e apresentaram para uma banca de avaliadores. Realizado em mais de 150 países, o Startup Weekend envolveu profissionais de diversas áreas, pessoas de todas as idades.
Trabalhar com ideias inovadoras de um modelo de negócio, sob condições de extrema incerteza é desafiador, um ambiente propício para estimular o jovem a persistir no seu sonho, e vivenciar a experiência de criar, corrigir, modificar, sob o stress do curto espaço de tempo, antecipa uma experiencia de confrontos de opiniões, de conflitos de ideias, preparando-os para enfrentar as dificuldades da escolha da profissão, o stress da preparação para o vestibular. Para o organizador do Startup Weekend na cidade, Angelo Loula, articulador e difusor da cultura de empreendedorismo, startups e inovação, empreender é tudo isso, não só criar negócios. “É fazer as coisas acontecerem. É ter uma ideia e fazer com que ela se realize”.
Ao passar um fim de semana trabalhando para construir empresas viáveis, que resolvem os problemas do mundo real, sete estudantes do ensino médio do colégio CETEB aprenderam com essa experiencia, lições que foram marcantes; para Letícia, 2º EM: “O evento proporcionou a superação de dificuldades”, um estímulo para lutar por aquilo que você sonha””, conta. Para Leonardo, estudante do 2º EM, o Startup Weekend foi uma oportunidade de socialização e troca de experiências e conhecimento; “Aprendi a empreender e pesquisar mais sobre as coisas; que a nossa ideia sempre pode ser melhorada”, diz.
E a conquista foi gratificante: Uma das equipes, integrada pelo estudante Pedro Augusto, Gabriel Andrade, Lorena receberam o Premio de “‘Menção Honrosa”. A proposta do grupo foi a de formar uma comunidade praticante de musculação para que pessoas com os mesmos objetivos possam alcançá-los juntos. “O trabalho em equipe é que permite a ideia sair do papel”, afirma Pedro Augusto. E o tão esperado primeiro lugar veio para a Equipe “Conecta” também com integrantes do Ensino Médio do Colégio CETEB, Natália Stephanye, Letícia e outros. A Gestão do Colégio CETEB, congratula-se com esses talentosos jovens, motivando-os ”para a jornada brilhante que os espera: isso, é só o começo!”