Na última sexta-feira (13.04), no Campus Boulevard da UNIFACS, aconteceu a Aula Inaugural para os estudantes do 1ºAno EM – Colégio CETEB -nos Laboratórios de Química e Física, inaugurando o novo Programa de Parceria estabelecido entre o Colégio CETEB e a UNIFACS. O projeto de parceria visa atender estudantes do 1º, 2º e 3º anos no Componente Curricular de Laboratório das Ciências – em Química e Física e posteriormente ampliar para Biologia e outros – possibilitando aos estudantes do ensino médio uma vivência de experimentação científica em ambientes apropriados e com acompanhamento de especialistas do Colégio e da Universidade.
Para o Coordenador do Campus de Laboratórios da UNIFACS, Prof. Frederico Andrade: “essa parceria é uma oportunidade sublime para despertar no estudante de ensino médio a paixão pela ciência – eu pude notar nesses momentos iniciais de atividades o brilho nos olhos dos estudantes ao se depararem com o ambiente laboratorial com equipamentos, materiais e substancias que normalmente só tem conhecimento no campo teórico”. Já o Prof. de Química, Airton Souza que acompanhou a aula prática, assegura que momentos como esses contribuem para que a construção do conhecimento, em seu aspecto cognitivo e comportamental, seja consolidado, aproximando cada um de seus talentos e dons, além relacionar informações do cotidiano com a ciência”. Para Henrique Lorran– 1º Ano -“a aula prática nos laboratórios da UNIFACS é uma experiência diferente, principalmente porque não é o espaço onde a aula acontece todos os dias, e isso é muito legal; contribui para expandir os conhecimentos já adquiridos em sala de aula, além de ajudar a entender melhor os fenômenos físicos e químicos.
O Diretor do Colégio CETEB, Claudenir Moreira, acrescenta que “a parceria com a UNIFACS sempre proporcionou ampliação de horizontes, e agora, com o Ensino Médio, não será diferente porque, além de facilitar a compreensão acerca dos conteúdos estudados na teoria, a experimentação prática aguça no estudante o interesse e o gosto pela investigação e observação na área das ciências”. Em breve estaremos com a experiência de aprendizado através do “Laboratório a céu aberto” em viagem à Chapada, para aprofundar os estudos da Botânica. Formar homens criativos, inventivos, felizes – essa a finalidade da educação – o nosso objetivo.